Nome completo?
Eduardo Jorge Oliveira Valério
Data de nascimento/idade?
23 Março 1977 (30 anos)
Estado civil? Filhos?
Casado, Infelizmente ainda sem filhos.
Actividade profissional?
Gestor de Projecto, Responsável pelo departamento Técnico.
Cidade Natal, de acolhimento, favorita?
Porto sem dúvida.
País de eleição?
Falamos sempre mal do nosso país, mas sem dúvida Portugal é o meu país de eleição, embora tenha imensa curiosidade em visitar itália.
Ambições?
Ter um filho e sentir-me feliz, tudo o resto é secundário. Ter condições para gozar um pouco a vida, contudo para tal exige muito trabalho (que não me falta felizmente). Obviamente se puder realizar um pouco os meus sonhos automobilísticos...
Hobbies?
Muito Desporto (Musculação), Conduzir, Passear, Viajar, apreciar o nosso país e a sua gastronomia.
Filme(s) favorito(s)?
Não tenho nenhum filme favorito, embora goste sempre de um bom filme de acção/ aventura, algo que entretenha o cerebro.
Música favor
Tudo depende das alturas, contudo os meus gostos musicais são bastante agressivos para a maioria da pessoas. No entanto ouço desde Heavy Metal, até música Clássica.
Livro favorito?
Quem mexeu no meu queijo - Recomendo a quem tem receio de mudar o rumo da vida, marcou-me bastante, dado que foi através deste livro que saltei de uma fase mais complicada da minha vida.
Prato favorito?
Sou um bom garfo (isto para quem teve anorexia...), contudo considero ter pratos favoritos e não um único prato. Embora um bom prato de peixe com um bom vinho sempre ajuda, isto na altura do verão. No inverno, um boa feijoada sabe sempre bem.
Bebida favorita?
Coca-cola zero/light ou água muito fresca.
Uma Mulher! Porquê?
Sem dúvida a minha esposa, o alfa romeo da minha vida. Sempre me apoiou e compreendeu nos momentos mais difíceis. Sem dúvida o meu braço direito. Felizmente consegue ser pior do que eu no que toca em automóveis e não só
Um Homem! Porquê?
Admiro muito homens (e mulheres) de caracter muito forte, e que sejam muito convictos das suas ideologias, nem que vá contra tudo e todos. Nesse perfil encaixa perfeitamente o meu pai, dado que nunca desistiu de procurar e realizar os seus sonhos.
Qual seria para ti uma viagem de sonho?
Basta ir para um sítio muito quente de mar plantado, contudo gostaria de Ir a Itália, visitar aquele belo país, e dar umas voltas na pista de Monza ou Imola.
Curvas ou rectas?
Curvas. Qual a piada andar em frente? Dá-me especial gosto conduzir em estradas de serra, de preferência com o máximo de curvas possível.
Rally ou velocidade?
Penso que ambos, embora tenha uma maior queda para a velocidade.
Dou como exemplo o evento WTCC que decorreu no porto, parecia um miúdo de 10 anos observando as corridas, um pouco triste por não ver a Alfa Romeo como deveria estar; aqueles motores deixam-me a suspirar...
Qual o teu primeiro automóvel? (aquele que te saiu do bolso?)
O meu 1.º Alfa Romeo 145 1.4 boxer. Embora tenha conduzido carros emprestados e teoricamente melhores, nenhum nunca me deu tanto gozo de conduzir (mesmo com os seus defeitos herdados pelo assassino do dono anterior). Actualmente vendi-o, mesmo a necessitar de cuidados deixa-me de facto imensas saudades.
Inicialmente, aos 18 anos, mal obtive a carta, estive para ter um fiat uno turbo ie (ia compra-lo ao meu pai), contudo foi imediatamente vendido... sim eu tenho uma costela fiatista.
Piloto de F1 favorito? De hoje e de ontem.
De ontem: Ayrton Senna.
Actual: Embora hoje em dia não ligue muito à F1, começo a gostar do Filipe Massa.
Marca de Rally?
Actual? Dos WRC gosto da Ford.
Futura: Gostaria imenso que a fiat voltasse um dia ao WRC.
Piloto de Rally? De hoje e de ontem.
Hoje: Sébastien Loeb
De ontem: Carlos Sainz
Quais os cinco automóveis que gostarias de ter na tua garagem?
Outra pergunta extremamente difícil... são tantos, assim de repente:
- Alfa Romeo 8C (fantástico);
- Maserati GranTurismo (outro que tal);
- Ferrari F40, lembro-me de andar a perseguir (salvo seja...) um em plena cidade do porto só para sentir aquele motor;
- Ferrari 599 GTB Fioriano (acho este modelo divinal);
- Lugar reservado para o SUV da Alfa (não é para mim);
- E o mais fraquinho: Alfa Romeo 147 GTA, eu sei que é pesado, não deveria ostentar a sigla GTA mas em branco é belíssimo...
Porquê a Alfa Romeo?
Simples: de alguma forma a Alfa Romeo esteve ligada a mim, embora inicalmente não tivesse noção de tal facto. Dou como exemplos:
- O carro que mais me marcou quando era pequeno foi uma Giuletta castanha com estofos brancos... embora o meu pai na altura preteriu um fiat uno (mk1) novo, claramente que me marcou;
- Uma grande percentagem dos meus brinquedos estavam relacionados com a alfa romeo (até carrinhos de F1);
- Fui sempre um espectador atento ao DTM (isto na altura dos AR 155);
- Qualquer alfa (ou um bom italiano) que me passe na estrada fico logo atento é impressionante, eu reconheço-os só de os ouvir. Isto deve ser uma doença
O que te diz mais? O passado da Alfa Romeo ou a Alfa Romeo do presente?
Por mim ambos os casos, a meu ver cada um tem as suas virtudes.
Actualmente a Alfa Romeo parece-me desvirtuada, ficando-se a meu ver só pela imagem, esquecendo a sua herança (aguardo pelos próximas evoluções, tudo indica uma melhoria).
A alfa romeo deveria apostar no lançamento de modelos mais agressivos e sobretudo mais leves, embora não creio que seja o que venda actualmente no mercado.
Se te pedisse para descreveres a Alfa Romeo em pouca palavras, como o farias?
É simples, o termo Cuore Sportivo diz tudo. Embora signicados como: Alma, garra, paixão, agressividade descrevem perfeitamente um Alfa Romeo. Outra palavra que (pelo menos no meu caso) posso atribuir é: Vicio e dependência. Considero-me um alfa-romeo-dependente.
És sócio de algum clube Alfa Romeo? Se sim o que esperas dele?
Infelizmente não, digamos que sou um socio wanna be, dei por mim com a ficha da inscrição da alfanord já preenchida mas não enviada (blame me)
Outras marcas que te digam algo mais? Porquê?
Tenho grande queda por modelos italianos, assim além de Alfas as marcas do mesmo grupo me deixaram marcas, como a Fiat, Lancia, Ferrari, Maserati e afins
Admiro alguns modelos não italianos, de determinados modelos japoneses como o mecânica de um Honda S2000.
Tuning/original?
É uma questão de gostos, contudo sou adepto do original embora não vejo com maus olhos alterações bem feitas e com mínimo de gosto.
Caso pretendesse alterar algo, faria com material da própria alfa-romeo ou tipo autodelta.
Outros modelos mais raros, devia ser crime tocar num pisca que seja.
Qual o motivo que te levou a participares neste fórum?
Dei por mim que não era o único lunático... estou a brincar obviamente. Neste fórum encontrei pessoas intessantes com uma paixão em comum.
Aos teus olhos qual é o futuro que perspectivas para o nosso fórum?
Espero que nunca morra, e que cresca a olhos vistos de forma ainda mais fortalecer esta comunidade.
João Martins - #span style="color:red;">RedAlfapan>trong>strong>Alfa Romeo 33 1.7 16v QV # Alfa Romeo 75 2.0 TSpark # Alfa Romeo 156 SW 1.9 JTD Mjet 16vtrong>img src="http://redalfa2.home.sapo.pt/alfas.jpg"/>..:: Track Day Car ::...strong>Citroen AX GTi - span style="color:yellow;">SMILEpan>trong>Project :)

Alfista Portoghese [A]
Sócio ARCP nº 40