Rui Alberto dos Santos Moreira Rola Martins
Data de nascimento/idade?
30 Anos (30/12/1974 Espero que esteja no forum)
Estado civil?
Solteiro e bom rapaz, e nem vejo forma de me tornar mau.
Cidade natal/de acolhimento/favorita?
Nasci em Lisboa na Freguesia de São Jorge de Arroios depois sempre vivi entre Cascais e São João do Estoril. Tenho um grande fascinio pela zona de Sintra.
País de eleição?
Portugal, vivemos num país lindíssimo repleto de paisagem e lugares interessantíssimos, pena que muitas pessoas que viajam para o estrangeiro não se dêm ao trabalho de conhecer primeiro este nosso belo país.
Profissão?
Informático (principalmente)
Ambições?
Bem... esta é uma pergunta complicada, uma vez que a vida é constituída por enormes complexidades e subgéneros de ambição, mas vou vocacioná-la para este nosso meio automobilístico e sempre vivendo um dia de cada vez.
Para já gostaria de poder finalizar (ou dar bom avanço) os projectos que tenho em mãos dos meus carros e continuar sempre a divertir-me e tirar grande gozo com eles juntamento com os meus amigos.
Hobbies?
Não será necessário dizer que o mundo automóvel é um dos meus hobbies, mas talvez um pouco fechado aos automóveis ingleses e italianos, adoro, alêm de os conduzir e fazer alguns pequenos rallyes piloto / navegador, fazer as reparações aos mesmos e visitar as variadas feiras de automobilia. E uma mini coleção de miniaturas (50 unidades), tenho também uma pequena colecção de relógios (21) nada de valioso é claro.
Filme favorito?
Inúmeros mas posso sempre alguns grandes clássicos que gosto de repetir; The Graduate(Dustin Hoffman) e The Good the bad and the ugly(Clint eastwood) e que tal Ferris Buller day off (Com um belíssimo Ferrari 250 GT California e um Fiat 131), Mort dun pourri (Alain Delon e um Alfa Romeo 2000 Berlina), falando em automóveis aconselho a curta metragem Cétait un rendez-vous de Claude Lelouch em que se vê a cidade de Paris a ser atravesada a grande velocidade, em que a câmara está presa no pára choques de um Ferrari. Uma grande provocação à adrenalina...
Tipo de música?
Principalmente rock, musica dos anos 70/80 Sou um fãn incondicional de Mark Knopfler (Dire Straits) e Orchestral Manouvres in the Dark. Gosto bastante de música portuguesa também na sua generalidade (principalmente Luís Represas, Mafalda Veiga, Clã, The Gift, etc.), gosto de música Celta (principalmente Asturiana) e também sou apreciador de Fado tanto o profissional como o amador.
Livro Favorito?
Não sou muito dedicado à leitura, de qualquer das formas tenho dois livros que sempre tive alguma referência O Colar de Afrodite (Pittigrilly) e O Principezinho (Antoine de Saint Exupery). O segundo penso ser conhecido de bastantes pessoas, em relação ao primeiro fascina-me a forma sarcástica com que o autor comenta determinados factos da vida de muitos, com bastante gozo e ridicularidade.
Clube de futebol?
Actualmente sou do contra, pois não sou apreciador de Futebol, quando era mais miudo tinha uma simpatia pelo Benfica.
Esse desporto Causa-me repulsa Luís Garcia in Linguagem Tertuliana
Prato favorito?
TANTOS, sou o que se pode chamar um bom garfo, das coisas que mais gosto de comer; Chauteubriand e camarão tigre. Adoro comida portuguesa, italiana, gaúcha, etc etc. é mais fácil dizer que só não gosto de tomate crú, pimento e pepino.
Bebida Favorita?
(depende das ocasiões)
Sem Alcool Sumo de laranja
Com Alcool Jonnhie Walker (RED) com água castelo
Long Drink Gin Tónico
Aperitivo Adivinhem lá: Martini Rosso
Cerveja Franziskaner HEFE
Vinho João Pires
Charuto favorito?
(Nem sabes no que acabás-te de te meter e no trabalho que me vais dar)
Tal como a bebida, um charuto uma ocasião, Claro que a minha grande referência será sempre o H. Upmann Sir Winston (só o degustei uma vez), vamos tentar decifrá-las (as ocasiões) pois gosto bastante de variar os tabacos de forma a que sempre que repito um charuto por mais vulgar que seja se torne sempre num prazer e não um vício do fumo.
Se estiver inspirado para fumar um bom par de horas: Romeo e Julieta Churchills, como não tenho oportunidade para isso vou para um Séries D da Partagas ou se estiver mais abastado para um Cohiba Explendido
Se for a seguir a um almoço / Jantar com amigos e que tenha 1/2 horitas para fumar: Cohiba Siglo IV , MonteCristo Especial nº2 ou Romeo e Julieta nº1, quando o $$ abunda: MonteCristo nº 3
(A secção que mais fumo)
A mesma condição mas com vontade de fumar até uma hora; são inúmeros
Mas os que mais gosto são; MonteCristo nº4, Rafael Gonzales Panetelas Extras, Romeo e Julieta nº2 e José Lambrid Piedra CAZADORES
Ao ar livre e sem estar associado a refeições (o que não exclui bebidas) aí tenho três opções; Partagas Corona, qualquer calibre de José Lambrid Piedra mas a que acabo por optar é a CREMAS e qualquer calibre de ALVAROS,
Quanto à Cigarrilha Unica e exclusivamente a nacional: PÉROLAS (nesta entrevista já fumei 1 caixa)
Cigarro negro Gauloises Caporal
Nacionais: SG Filtro ou Gigante
Lights Marlboro Lights
Uma Mulher que consideres? Porquê?
Que considero muito, a minha avó, pois foi quem me criou e educou e me explicou os vários modos de estar na vida.
Um Homem que consideres? Porquê?
Que também considero muito, o meu avô, pelos motivos descritos anteriormente.
Rally, Velocidade ou os track day ALFAnord?
Claro que gosto imenso de todos mas a minha escolha vai sempre para os Rallyes sejam de clássicos ou (imagine-se) de automóveis modernos.
Marca de F1 com qual simpatizas?
Actualmente... sinceramente... Nenhuma, antigamente simpatizava muito com a Lotus, McLaren Honda e a Ferrari mas a F1 terminou um pouco para mim com a morte do Senna.
Piloto de F1 favorito (actual e de entre todos na história)?
Actual não tenho nenhum grande favorito mas simpatizo com o Espanhol Alonso (principalmento por ficar à frente do Schumas e gosto da participação do Tiago Monteiro
Quando seguia a F1 era o Ayrton Senna
De outros tempos, tenho pena de não ter vivido no tempo do Juan Manuel Fangio
Marca de Rally (actual e passadas)
Lância
Piloto de Rally Actual.
Sebastian Loeb.Da altura em que eu cheguei a assistir de mais perto pois foi o auge da Lância: Mássimo Biasion
O mito: H.Toivonen
Automóveis de eleição (podes enunciar os que quiseres para ser diferente)
Actuais: Maserati Quattroporte, Maserati GT e Alfa Romeo GT (a gasolina SFF)
Utilitário: Acho que já me apaixonei pelo Alfa Romeo 149
Anos 90: Alfa Romeo 156
Anos 80: BMW M3, Peugeot 205 Turbo16 / GTI/ CTI (outra grande paixão), Maserati Biturbo, o Alfa Romeo Alfa75, Lância Thema, entre todas as excentricidades produzidas por italianos. Volvo 480 Turbo
Anos 70: Xiii aqui vai ser dificil.
Alfa Romeo Séries 105 principalmente as cilindradas 1750 (eh eh), Montreal, MG MG-B, Lotus Elan, Citroen SM, Jaguar XJ6, Ferrari Dino, BMW 2002 Turbo
Anos 60: Maserati Mistral; Alfa Romeo Giulietta Spider, Jaguar MK II, Morris Cooper S, Porsche 911S Coupé, Jensen FF / Interceptor, Honda S800, Ferrari 250 GT Lusso, Ferrari 250 Testarossa
Anos 50: Alfa Romeo 1900 SS; Alfa Romeo Giulietta Sprint Speciale; Ferrari 212 Inter Cabriolet, Jaguar XK 120 Coupé, MG-A...
Carros mais antigos, gosto bastante do Mercedes 170 Cabriolet, Austin Seven, Ford A Phaeton, entre outros, mas estes era os que gostava de ter na garagem imaginária.
Quais os carros que possuíste até aos actuais? E o que consideras o melhor de todos?
Austin A40 MKII DeLuxe - Farina (1962)
Ford Fiesta 1.0 C 5p (1990)
Alfa Romeo 33 SportWagon Nuova (1990)
Opel Corsa 1.2 GL (1986)
Alfa Romeo Alfa 75 1.6 (1989)
Alfa Romeo AlfaSud Sprint Veloce 1.5 (1982)
Alfa Romeo GT 1600 Junior (1976)
Alfa Romeo 1750 Berlina (1972)
Austin A40 MK II Countryman Farina MKII (1962)
Morris 850 Super MK I (1962)
Alfa Romeo 145 1.7 16v (1994)
Alfa Romeo Alfa 75 2.0 (1987)
Alfa Romeo Alfa 75 1.6 (1986)
Alfa Romeo Giulietta Nuova 1.6 (1983)
Um Citroen Diane, um Renault 4 e um Fiat 127 de sociedade
Agora o melhor do que tive, numa relação performance/conforto e melhor utilização a escolha seria talvez o Alfa 75 2.0 é um dos favoritos mas de coração não tenho melhor nem pior. Só não escolho a Berlina porque não poderia utilizá-la com mau tempo.
Qual o teu primeiro carro? E o primeiro Alfa?
Aos 16 anos foi-me oferecido um Austin A40 Farina MKII (1962) no qual aprendi a conduzir (com 9 anos), aos 17 ofereceram-me um Ford Fiesta 1.0C (1990) o meu primeiro Alfa foi uma SportWagon Nuova de 1990 aos 24 anos.
Fala-nos um pouco daquilo que sentes quando conduzes os teus Alfas. Os defeitos e virtudes de cada um deles!
Bem, aqui irias obrigar-me a escrever poesia (algo para o qual não tenho a mínima habilidade)
Principalmente o viver uma nostalgia... Se a paixão são as antiguidades, então o automóvel será a minha máquina do tempo (euzinho próprio).
Dá-me imenso prazer poder conduzir um produto de grande qualidade da época com motorizações que ainda envergonham alguns bólides actuais. E vou ficar por aqui...
Qual a sensação de conduzir um carro com volante a direita nas nossas estradas?!
(Pergunta típica,
Das más já todos sabem a primeira;
Falta de visibilidade para ultrapassar numa EN.
Mais dificil de manobrar/ estacionar/ slaloms.
Ouvir comentários do género Olha olha, aquele é inglês!
As boas:
Para começar, os grandes clássicos têm volante do lado direito (its a statement)
Tal como se perde visibilidade numas alturas ganha-se noutras, conduzir em pista é bastante melhor principalmente porque nas que já o conduzi quase todas as curvas são para a direita (OK ainda não o levei ao Vasco Sameiro).
Em estrada de serra, tem-se um prazer muito especial, em ver o lado da berma e digo-te que quando comprei o carro veio logo o velho (e triste) pensamento de um dia... que tenha hipóte-se mudo-lhe o volante hoje jamais me passaria tal ideia pelo pensamento pois é muito interessante em termos de condução fazer uma estradinha de serra para alêm de que esta especificação só existiu com RHD. Contudo já ultrapassei a barreira dos 40.000 kms feitos com este carro e é algo que já nem penso. Mas também tenho que confessar que tenho um certo fetiche em ter alguns carros de volante à direita, por ex; Adorava ter um MG Midget um Mini era lindo, ou mesmo qualquer pequeno coupé/cabriolet inglês com o volante do lado direito e já agora que tal um Jensen Interceptor. Quem gosta de carros mais antigos tem mesmo que pensar em conduzir do lado direito a Alfa Romeo por exemplo só nos anos 50 é que se deixou desses snobismos do condutor poder sair pelo lado do passeio sem molhar os pés...
Entretanto se quiseres ter um Bristol, penso que só tenhas essa opção, dá uma olhadela ao Fighter ou ao Spedster a ver se te lembras de por essa questão na mesa
Qual o teu carro de eleição?!
É um pouco como a comida e os charutos
Mas falando de eleição, o meu grande sonho era poder participar nas Mille Miglia com um Alfa Romeo 2300 Spider
Fala-nos um pouco do Tertúlia life style....
Não é generalizado, mas começa à sexta-feira à hora de almoço e termina no domingo (isto quando não se prolonga até à outra semana...) quem quiser saber mais que apareça.
Quem foi o real autor da linguagem tertuliana?!
Aqui todos temos culpas no cartório, mas grande parte da linguagem foi originada pelo João Vaz, os termos ingleses pelo Zé Eduardo e mais alguns do Luís Garcia. Todos eles sobre a auditoria do Alexandre Berardo que resolveu colocá-los por aqui em especial destaque.
Como têm sido os vossos encontros?!
Queres mesmo saber ALL GREAT FUN
A malta continua fiel a mesma marca de combustivel, vulgo guiness?!
- Sempre, o João Vaz é um acérrimo defensor deste tipo de cerveja (desde que estejamos no local que a vende), eu por mim costumo variar, o Zé Eduardo é outro apaixonado pela Guiness, mas só existe um sitio em Setúbal que a vende à pressão Draught (que é melhor do que em copo ou em lata)
Sendo tu um Gentleman driver por excelência, se fosses um carro, qual achas que serias?!
Bem nunca tive essa fantasia até porque um carro não tem iniciativa, apenas tem uma personalidade e tipo de comportamento. Mas digo-te que me identifico com carros de 3 volumes, razoávelmente espaçosos/confortáveis e prestações bastante interessantes mas discretos. Um pouco um Lobo em pele de cordeiro. Lembro-me de um exemplo interessante Lância Thema 8.32 apesar de ter a tracção no lado errado.
Agora a alfa Romeo:
Como surgiu a paixão pela ALFA ROMEO? Porquê ALFA ROMEO?
Xiii... eu sabia que esta pergunta ia ser feita, ora... Era uma vez...
Começou certo dia quando numa viagem para Leiria (tinha uns 4 anos) quando o meu padrasto me disse que iamos num carro de dois carburadores, na altura nem percebi muito bem o que era isso e julguei que eram dois motores, tanto que dei por mim a olhar incrédulo para a parte de baixo do carro a tentar indagar onde estaria o outro motor. O carro de facto era muito bonito, era cinza prata e tinha umas jantes BWA, apesar de já estar habituado a frentes de quatro farois, existia na grelha um triângulo de pernas para o ar que tinha lá no meio uma cobra, achei a frente mais bonita que já tinha visto, quando me sentei (atrás do lado direito) adorei o cheiro do interior, a alavanca de mudanças era inclinada, o carro por fora era uma mistura de Fiat e BMW (algo que já estava habituado), mas no interior percebi que estava dentro de algo muito especial (nunca tinha ouvido falar na marca) apenas o meu tio (na altura o proprietário) a babar-se porque tinha comprado um Alfa Romeo. Depois olhei para os manómetros e achei curioso o facto de o conta-rotações estar do lado esquerdo e a panóplia de manómetros que havia no centro do carro, um conjunto de madeira com o interior castanho e as costuras nas portas e bancos. O encosto de braço, abria e tinha um compartimento, achei tão curioso e estranhei também as pegas do tejadilho. Rodou-se a chave e o ponteiro do conta rotações tremia!!! O som era algo muito parecido com o especial T, só que este era especial, adorei o pormenor do manuseamento da caixa (um toque na segunda antes de meter primeira).
Quando chegá-mos à estrada principal (Av. 25 de Abril em Cascais que é a subir), senti a traseira do carro a baixar, uma rapidez bestial e ... o som mais bonito até então tinha ouvido na vida!!!
Aqui ficou a apresentação do Alfa Romeo 1750 Berlina Seconda Série que um miudo de 4 anos, já habituado a andar em muitos automóveis vos deixa, hoje quando entro no MEU carro, fico tão satisfeito por me poder sentar ao volante, mas dou muitas vezes comigo a sentar-me no banco traseiro e sonhar com aquele dia...
Uma viagem por estrada com um ALFA de sonho? (realizada ou realizável)
Brescia Roma Brescia em Alfa Romeo 2300 Spider
Lisboa Milano Alfa Romeo 1750 Berlina
Visita ao Museu do Caramulo Quando comprei o meu GTJunior
Como é que descreves a ALFA ROMEO de uma forma sucinta.
Marca de veículos terrível que após a aquisição do primeiro, gera um bloqueio nos sentidos e não nos permite adquirir produtos de outra marca... mas com um grau de satisfação inigualável.
Qual o teu Alfa de sonho?!
Isso depende da ocasião (como sempre a vida é cheia delas) mas diga-mos que o 1750 GS, Agora em relação ao Alfa do meu sonho já o tenho.
Como vês a Alfa actualmente?
Tenho alguma pena que os modelos que venham a ter sucesso de vendas sejam os Diesel, mas o mercado está virado para esse lado, que se há-de fazer, de qualquer das formas os palmarés já ninguém lhe tira.
Episódio "sui generis" ao longo da vida com um Alfa Romeo.
Tive N episódios sui generis tanto com Alfas, como noutras alturas mas vou contar dois muito engraçados,
Um foi no dia em que fui buscar a minha Berlina, (como sempre) pedi ajuda a um amigo e companheiro deste tipo de loucuras (Pedro) que me desse boleia para o local, fomos no AAALFA75 (private joke) o velho UC, o Pedro teria como função conduzir o velho UC até casa e eu a 1750. Após inumeros (bons) conselhos do Pedro sobre não apertar muito com o carro pois já estava parado à alguns anos (e análise cuidada ao meu estado de excitação) lá trouxemos o carro durante a noite com as luzes todas aparvalhadas eu estava tão satisfeito mas por outro lado meio preocupado pois os faróis do carro estavam a funcionar mal, resolvi parar na área de serviço de Oeiras para ver se resolviamos o assunto, assim que se conseguiu pôr os médios a funcionar decentemente diz-me o Pedro.
Então de resto ela está a portar-se bem?
Sim sem problemas.
Bem... vamos lá então, mas vai mais devagar que o 75 não tem pedalada para te apanhar!!!
Mas posso dizer-vos que SEMPRE que fui buscar um carro novo para o espólio tive sempre grandes aventuras não me lembro de nenhum que não tenha tido uma história muito peculiar o Sud foi a piscina da minha vida, (Vitimas: Pedro e Carlos Vaz), o Alfa75 1.6 foi o negócio mais maluco que já se deparou na minha frente e bastante sui géneris (Vitimas: Pedro e Gugas) o Alfa 75 2.0 Julgaram que o estava a roubar (Vitima: Gugas) o 75 1.6 resolvi rebocá-lo para casa (rebocar com cabo...), pois estava parado à anos, depois de ter montes de chatisses com o cabo do reboque lá chegá-mos inteiros a casa, enquanto fui lavar as mãos a minha vitima resolveu ligar uma bateria e dar à chave... pegou à primeira e estáva-mos a 5 kms de casa...(Vitima: Zé Manuel Antunes) o Alfa 145 tinha uma história muito interessante do seu antigo proprietário, mas na piscina de volta o velho UC ficou com uma crise de ciúmes e tb trouxe alguns stresses (Vitimas: Fred-SpiderVA e Pedro) A Giulietta, não a trouxe logo directamente para casa, deixei-a num estacionamento perto de casa. Depois de arranjar espaço na garagem fui lá buscá-la, entretanto... perdi a chave... (Vitimas:Gugas e Zé Manuel Antunes)
Outro foi na minha viagem para Jerez de la Frontera, de visita ao Dia Alfa Espanhol. Resolvi ir no Sud de forma a ter uma viagem confortável e o mais económica possível após atravesar a fronteira em Rosal de la Frontera, a Guardia espanhola pediu para eu encostar e pediram-me os documentos, não satisfeitos com isto (deviam achar que estava a fazer contrabando...) resolveram revistar-me o carro todo, inclusivé abrir a bagagem onde tive de explicar aos prezados cavalheiros tudo o que trazia no carro, não sei porquê eles deviam estar mesmo a achar-me com pinta de traficante com aquele coche tan raro, até que me pediram para abrir e desmanchar a minha mala de roupa, lá dentro alêm da roupa dobrada tinha duas pequenas embalagens; uma pequena caixa de ferramentas que antes de eu explicar o que era já estava aberta), a outra mal o sr lhe ia pegar respondo imediatamente pués és mi roupa sucia... Haviam de ver a cara do fulano a largar o saco e a mandar-me seguir!!!
O que te diz neste momento o ARCP?!!
Diz-me o seguinte: Alfa Romeo Clube de Portugal
E o ALFAnord?!
Clube de Alfistas situado na zona norte.
Que futuro prevês para ambos?!
Talvez um casamento ou quiçá um divórcio
Agora fora de brincadeira, apenas vou dar um conselho para ambos, pois ambos são clubes bastante jovens no meio automobilístico. Continuem sempre num caminho de forma a que possam dar bons momentos aos sócios e aproveitem o nosso país, que é bastante rico em clubes, para tirar alguns bons exemplos do que por aí se faz, isto sempre com a paixão que a todos nos tem movido, de qualquer das formas os meus parabéns pelo trabalho de ambos e dos quais muito gosto.
Deixa aqui a mensagem da praxe aos utilizadores aqui do forum. Aquilo que te for na alma!
Espero que continuem todos a contribuir para este meio com a forma sincera, honesta e de grande camaradagem que sempre têm demonstrado. A paixão pelo automóvel é um meio de estar na vida, seja qual o modelo preferido, pois não temos preconceitos nem motivos de auto-projecção, admiro-vos por isso e dá-me imenso gosto fazer parte deste meio (e não só) onde sinto que todos têm um especial carinho para todos e sinto-o comigo. Um grande abraço RM
Bem, resta-me acrescentar que foi um prazer enorme ter tido o previlégio de poder ler esta entrevista em primeirissima mão!
Conclusão:
Rui Martins = Gentleman Driver!!
Até sabado!
Bruno Pereira

Vero Alfista
Sócio ARCP nº 257