Nome completo?
Sylvia Wahrlich
Estado civil?
Solteira

Actividade profissional?
Possuo uma lojinha que vende produtos relacionados ao Museu, como camisolas, camisas pólo, chapéus, chaveiros, revistas e livros relacionados ao antigomobilismo, que não considero como actividade profissional.
Prefiro dizer que não tenho profissão oficial, principalmente depois de ter trabalhado, durante 22 anos, no Banco do Brasil.
Quem sabe, viajante alfista??????????
Cidade de nascimento e de acolhimento?
Sou nascida em Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul, extremo sul do Brasil, e, desde 96, resido em Canela, serra gaúcha, a 120 km de Porto Alegre. Prefiro a serra por causa do clima.
País preferido? E um que não conheça, mas que tenha imensa curiosidade em conhecer?
Devo falar em Brasil? Sei que é lindo e vasto. Possui natureza privilegiada e penso que Deus estava inspirado quando de sua criação, mas o povo em nada ajuda..........
Hoje posso dizer que prefiro Portugal, onde educação e respeito ainda são encontrados nas pessoas. E, apesar de ser um país pequeno, possui recantos deslumbrantes, principalmente se fotografados pelo Hugo...........
Tenho imensa curiosidade em conhecer, não um país, mas sim, um bloco: Dinamarca, Suécia, Noruega e Finlândia. Conheci Copenhague e Estocolmo, apenas, mas causaram-me impressão muito forte. Tenho algo a ver com o norte.......
O que faz nos tempos livres?
Nesta altura da vida e com independência financeira, posso dizer que faço tudo o que me dá prazer.
Se num dia lindo eu estiver com vontade de ficar em casa, fazendo arrumações, ou simplesmente andar pelo jardim, fico. Se surgir alguma viagem em busca de peças para carros antigos, embarco na maior alegria. Encontro de antigos, com automobília, lá vou eu.........
Filme preferido?
Já não tenho muita paciência para ir a cinemas. Prefiro um documentário, uma biografia, interessantes.
Estilo de música preferido? Uma música predilecta
De origem celta. Clássicos leves e renascentistas: Mozart e Schubert, Vivaldi, Albinoni, Haendel (Bach já é um pouco mais pesado). Também os arranjos de clássicos com sons do oceano.
Grupo musical favorito: Secret Garden. Suas músicas provocam minha imaginação............
Literatura? Livro favorito?
Ultimamente, o que mais tenho lido, é literatura alfista.
Mas existe um livro, podem até rir, mas devo te-lo lido umas 6 vezes, e em cada uma delas, percebi detalhes diferentes. Quando percebo que algo está a mudar, em mim ou à minha volta, é sinal que uma nova fase está a iniciar-se, então vem o livrinho: O Pequeno Príncipe, Saint Exupéry.
Prato favorito?
Esta pergunta é uma provocação!!!!!!!!!!!!! Todos os que sejam gostosos............
Mais fácil perguntar dos quais não gosto, pois não são muitos: Lula (absolutamente indigesto, para mim...e muitos outros brasileiros), pratos à base de miúdos, tipo fígado, coração, moela (essas coisas internas, se entendem o que quero dizer), as lingüiças, ou chouriços, feitas de sangue. Os tripeiros que me perdoem, mas também não sou simpatizante.
Como surgiu a sua paixão por Alfas? Foi a primeira paixão automóvel, ou começou por outra marca?
Era uma vez....................... (viram o risco de fazer este tipo de pergunta a uma pessoa com mais de 50?)
Tentarei ser suscinta.
Sou nascida na década de 50, com 2 irmãos mais velhos, apaixonados por carros. Quais os carros da época? Americanos, é claro! O Brasil sempre foi muito americanizado. Tudo o que não prestava a eles, mandavam para cá! Portanto, todas as influências eram para os grandes americanos.
Na década de 60, quando assisti ao filme Um homem...Uma mulher... nasceu minha 1ª paixão automóvel: Ford Mustang!
Já em 74/75, um tabelião da cidade em que morava (já na serra), possuía um Alfa Romeo 2300, 74, de uma cor muito peculiar: era um azul, levemente arroxeado, e, às vezes, rosado. Fiquei impressionada com o carro, com suas linhas, seu porte.........
E o tempo foi passando.............desliguei-me dos carros, virei bancária!
Em fins de 2002, localizei um Alfa 2300 à venda. A partir desse momento, fiquei completamente rendida à paixão!
Foi só conduzi-lo e ouvir seu ronco...........
Qual foi o seu primeiro carro e a sensação de conduzir pela primeira vez?
O primeiro carro que conduzi não era meu, mas foi comprado por minha mãe para que eu praticasse! Era um VW 1200, de 63, 6 volts. Eu o apelidei de bolha, pois, no inverno, fazia bolha no dedo para faze-lo pegar.......
A sensação de conduzir pela primeira vez? Liberdade............
Que carros tem na sua garagem?
Alfa Romeo 2300 74 preta
Alfa Romeo 2300 TI 80 azul Ipanema
Alfa Romeo 2300 TI4 85 azul Itapoá
Alfa Romeo 2300 TI4 86 cinza Tarumã (a que foi ao encontro do sul)
Alfa Romeo 2300 TI4 86 - vermelho Vesúvio
Alfa Romeo 2000 Spider Veloce 72
Alfa Romeo Giulia Super 66
Carro de trabalho pick-up Ford F-1000 90 (padrinho Tomé/ apelido Fumarola)
Carro de confiança, para emergências (não de colecção, por enquanto) Ford Mondeo 97/98 (está com 41.000km). Pouco uso, tendo-se em vista que prefiro conduzir Alfas, no dia a dia. Até por que minha cidade é pequena (40.000 hab).
Não preciso dizer que construí uma garagem especialmente para guarda-los.
Rally ou velocidade?
Em princípio, devo escolher o Rally, que, mesmo sem saber exatamente como funciona (quase não é praticado por cá), a velocidade deve ser bem menor!
Tenho muita pena de colocar nossas preciosidades em risco.............
Piloto de rally favorito?
Pelo exposto acima, não tenho resposta.
E de F1?
De alguns anos para cá, vejo a F1 como um jogo de poder, com cartas marcadas, e muita política, portanto, não tenho piloto favorito.
Acha que o rumo que a marca está a tomar é o correcto? Qual a sua opinião?
Opinião de uma pessoa que sabe das novidades através do fórum, pois por cá nada é divulgado.
O rumo, ao que me parece, está para a agressividade, velocidade e competição com outras marcas (em teoria).
Esteticamente, na minha opinião, os novos modelos estão muito iguais aos da própria marca.
Em resumo, minha opinião é muito frágil, tendo em vista a gama de informações que circula pela Europa, comparada com o que aparece por cá.
Todos sabemos que a Sylvia é presença assídua nos eventos Alfistas em Portugal. Vem pela paixão Alfista ou tem outros laços cá em Portugal?
Ahhh! Antes tivesse outros laços! Quem sabe, poderia adquirir cidadania e sair a comprar Alfas.........
Por este lado, infelizmente, meu pedigree é alemão!
Agora em sério, comecei a ir pela paixão Alfista, e, agora, por vocês........
Como surgiu o contacto com a comunidade Alfista em Portugal?
Foi por intermédio do CAP. Assinei o Guest Book e mandei e-mail para o Clube. A partir desse momento, comecei a conversar com o Orlando, de vez em quando. Quando falou-me da visita a Milão, candidatei-me a acompanhá-los.
Através do Guest Book do CAP, João Machado encontrou meu endereço e mandou-me e-mail apresentando o Alfa Clássicos. Isso foi em fevereiro de 2004. Trocamos vários e-mails e lhe mandei muito material sobre Alfas brasileiros. Em setembro, no Dia Alfa, quando nos conhecemos pessoalmente, por, no máximo 10 minutos, João decidiu que eu deveria fazer parte dessa comunidade. Aliás, foi ele quem fez meu registo! E cá estou............
E no Brasil? Como é a vida Alfista?
É muito pobre e difícil........... Nada a ver com a união que aí existe.
Encontros? A se considerar a vastidão do território, um encontro nacional é quase inviável. O máximo que se consegue, às vezes, são os regionais.
Peças e mão de obra? Caríssimas! Alfa Romeo é carro de rico!
Sem falar dos, como chamamos, mechânicos! Não entendem de nada, mas mexem em tudo!
Alfa Romeo necessita de mão de obra especializada e de carinho, pois são temperamentais!
A pergunta da praxe: 5 Alfas que colocava na sua garagem independentemente do preço.
Apesar da falta de espaço, da qual já sofro, vejamos:
Montreal
Giulietta Sprint Veloce, de 56 ( Bertone)
2600 Spider
2600, de 62
Giulia Sprint GT Veloce, de 65
Alfa 6
Alfa 75, 3.0 V6
Ops, já foram 7 ..
E se tivesse que escolher dois carros que não fossem Alfa?
Apesar de serem mais temperamentais que os Alfas, escolheria Jaguares. Existem modelos clássicos belíssimos (quase todos.....). Têm raça!
Uma viagem de sonho ao volante da sua máquina preferida?
Prefiro não sonhar, mas já que é perguntado..........
Por paragens belíssimas, frias, do norte da Europa, quase desérticas, a bordo de meu 2300 TI4.......
O que procura na nossa comunidade e o que a motiva a participar no fórum?
Além de informações e esclarecimentos sobre Alfas em geral, procuro amigos que tenham a mesma paixão. Que sejam loucos como eu. E, pelo que percebo, todos o são.
Uma mensagem final para todos os participantes deste fórum:
Por favor, continuem nesse clima de amizade, respeito e colaboração, que acredito tenha sido a idéia inicial do Nuno, e que fez com que me apaixonasse por vocês!
Já perdi a conta das vezes em que agradeci ao Nuno pelo filho que criou, e ao João Machado, por ter feito meu registo!
E um agradecimento especial a todos, pelo carinho com que me têm recebido.
Todos são extremamente importantes para mim!
É muito bom sabermos que não estamos sós.................
Um grande beijo a todos!

Vero Alfista
Sócio ARCP nº 257