A considerar que ao alfista PySkAs quase todos já conhecem, optei por fazer algo mais pessoal, para conhecermos melhor ao Miguel.
Garanto que para mim foi uma agradabilíssima surpresa!
Nome completo?
Fernando Miguel Miranda Ferreira da Silva. O Fernando só faz parte do BI já que mesmo na escola eu fazia questão que todos os professores me tratassem por Miguel. Tou a pensar seriamente em acrescentar PySkAs ao meu nome porque é como hoje em dia quase toda a gente me trata. Hehe
Actividade profissional?
Neste momento sou sócio-gerente e proprietário do bar LuKaL X que se situa na praia do Furadouro (Ovar) juntamente com a minha mãe e o meu irmão (Matapatos33).
Cidade de nascimento? E em qual vives?
Ovar... Sempre Ovar... Ou melhor, o Furadouro! Não abandono esta terra por nada. Posso-me considerar uma pessoa feliz por estar no meu cantinho preferido do mundo. Posso dizer que conheço relativamente bem o nosso país e mesmo assim a minha alegria é subir a avenida do Furadouro e ver as ondas a bater no paredão ao fim da tarde. Aquela brisa na cara e os salpicos do mar fazem-nos sentir vivos e felizes por ter a oportunidade de cá estar de passagem. Existem obviamente óptimas cidades e praias por aí, mas a qualidade de vida que existe aqui não é muito fácil de encontrar.
Um país que gostarias de conhecer?
Xii... Tantos! Tenho uma certa paixão pelas tradições que alguns países ainda conseguem conservar ao fim de tantos milhares de anos... Adorava ir ao Japão e visitar uma aldeola antiga em que houvesse ainda um guru qualquer que construísse verdadeiras espadas Samurais, gostava de visitar as pirâmides do Egipto, conhecer civilizações perdidas no meio da Amazónia, percorrer de Gôndola os canais de Veneza, visitar o mosteiro de Shaolin no Tibete, percorrer a Muralha da China de mota (já que de Alfa não é possível!) e muito mais coisas... Espero um dia vir a ter uma boa reforma e força nas pernas para viajar tanto! Lol
Gostas de cinema? Filmes favoritos? Por que?
Adoro cinema!! Aliás, vou quase todas as semanas... Como geralmente vou com os amigos gosto muito de comédias... Para tristezas já chega a vida! Tudo o que tenha um bom julgamento tem a minha atenção, não consigo explicar porquê!
Filmes favoritos: Uma questão de honra; O Tesouro Nacional; A Máscara, entre muitos e muitos outros...Para se ter uma pequena idéia tenho uma "videoteca" de mais de 400 filmes em DVD! Dos últimos filmes que fui ver ao cinema sem dúvida que o que mais me marcou foi o Brigada 49 (Ladder 49), que retrata a vida dos bombeiros... Um filme muito humano e comovente. Para os amantes de carros que queiram passar uns momentos de diversão e gargalhadas recomendo o Herbie - Prego a Fundo. Quem não se lembra das diabruras daquele carocha número 53??
Filmes detestáveis? Por que?
Não gosto de filmes de terror!! A culpa disto é do meu irmão que me obrigava a vê-los com os amigos dele quando eu era puto (6/7 anos) e tinha grandes pesadelos. Se calhar vem daí o trauma!! Hehe... Mas quando o pessoal vai ver ao cinema, eu prefiro não ir... ou vou ver outro!
Música: estilos e preferências!
Bem... Aqui sou uma pessoa muito "vasta"! Cresci a ouvir Queen, Roxy Music, Michael Jackson, Pink Floyd, Dire Straits, Peter Gabriel, Bee Gees, Madredeus, por aí afora... Ainda hoje considero que os anos 80 foram os anos da melhor música, embora também goste muito anos 60. Os 70's já não me fascinam tanto. Como hoje em dia tenho um negócio onde estas músicas não ajudariam nada (ou só de vez em quando!) o que mais ouço agora é House pk. É sem dúvida a música que está na moda e o que passa invariavelmente no LuKaL X.
Leitura favorita?
Já fui muito mais de ler, mas infelizmente as pressas da vida também não me deixam aquele tempo que eu gostaria de ter para tudo. Quando era miúdo devorava livros! Com os meus 10/11 anos li quase todos os livros de Julio Verne que encontrava na biblioteca. Levavam-me para outro mundo que eu adorava "visitar". Leio diariamente o Jornal de Notícias para ver o que se passa por esse mundo fora... O último livro que li na íntegra foi "Viagem ao Mundo da Droga", um livro chocante e muito marcante! Faço intenções de ler "O Código de Da Vinci" porque pelo que me consegui aperceber está muito envolto em mistérios e eu adoro essas coisas. Livro que eu sempre adorei: Guiness (não, não é a cerveja!!!!) - O Livro dos Recordes. Às vezes é preciso um livro para nos mostrar quão grande o Homem ambiciona e consegue ser...
Gastronomia: quais os pratos favoritos e os que não escolherias de maneira alguma?
Xiii... Agora nunca mais saio daqui!! Eu ADORO comer!!! É o meu desporto favorito! Lol
Agora a sério... Sou de bom garfo, como quase tudo e sou um bom apreciador da cozinha regional portuguesa. Quem me der um bacalhau com natas, um arroz de marisco, um leitão da bairrada, etc etc... ganha um amigo para a vida! Só não sou grande apreciador de peixe cozido, mas adoro grelhado!
Praticas algum desporto? Qual o favorito?
Actualmente não pratico nenhum desporto regularmente, com muita pena minha, mas já pratiquei muitos, entre os quais atletismo, ténis de mesa, natação e Karaté, tendo sido estes dois últimos também em competição. Entre outros... Quanto à minha preferência, o Karaté tem sempre um espaço especial no meu coração... Daí a minha intenção de um dia ir ao Japão!
Gostas de animais? Quais?
ADORO animais!! Tenho 3 cães e um gato. Se pudesse tinha muitos mais mas a minha mãe dava em doida de vez! O meu cão mais novo é muito acelerado, daí o nome Alfa! Lol Ainda tenho o desejo de um dia nadar com golfinhos, numa piscina ou mesmo no mar, quem sabe?
Mete-me dó ver tantos animais abandonados em Portugal, acho de uma tremenda falta de humanidade abandonar o nosso animal só porque se vai de férias ou porque cresceu. Um dos cães que tenho era abandonado (uma cadela) e é super meiga. Aliás, é medrosa, o que consegue ser muito pior... É sinal que foi muito mal tratada... Gosto muito de animais no geral, se pudesse tinha a minha casa cheia deles, mas depois tinha as malas à porta! lol
Gostas de aventuras imprevistas?
Hummm... Hehehe... Depende da aventura!! Acho que todos nós temos um pouco de aventureiros dentro de nós. A aventura faz disparar a adrenalina cá dentro e dá-nos a sensação que somos o senhor do mundo, o que às vezes não é o melhor. Gosto de experimentar coisas diferentes (nem tudo, claro!!), não quero morrer ignorante... Em termos de desportos de aventura, adorava experimentar Bungee-jumping, Rappel, Queda livre (com pára-quedas, óbvio!), rafting, entre muitos outros... Agora aventuras imprevistas não estou a imaginar nada que possa ser assim...
Qual a coisa mais maluca que já fizeste?
Não sou muito de entrar em loucuras, nem posso dizer que tenha cometido muitas na minha vida. Sou muito agarrado à terra e normalmente penso bem antes de fazer as coisas. No entanto posso dizer que as minhas maiores loucuras devem ter sido a grande velocidade na estrada.
O que deixa-te "sem jeito"?
Não sou uma pessoa tímida, normalmente começo logo a falar com as pessoas, sem problemas, e é difícil deixar-me atrapalhado, mas também me acontece, como é óbvio.
Quais tuas maiores qualidades?
Hum... Eu acho que quem tem que falar de mim é quem me conhece e não eu próprio, mas vamos lá ver... Sou muito frontal! Pode até ser um defeito para alguns, mas eu não consigo me calar e se acho que tenho que dizer, eu digo, doa e quem doer... Posso até já ter perdido várias vezes por isso, mas também já ganhei muitas, e, pelo menos, dou a minha opinião e já ficam a saber o que penso. Considero-me um bom amigo, mas quando tenho que dizer digo, estou lá para o bom e para o mau, e eles (os meus amigos) sabem disso... Considero-me uma pessoa simpática e gosto de me divertir e andar bem disposto... Mas se ando chateado, que ninguém se meta comigo porque eu viro do avesso! Não fumo, não bebo bebidas alcoólicas, não bebo café...(será que tenho mesmo um bar????)
E teu maiores defeitos?
Sou hiper-desorganizado!! Aliás, posso dizer que a palavra organização não é usada por mim muito regularmente! Lol Sou muito teimoso e gosto muito de levar a minha avante...Se me dizem que é uma pedra e eu digo que é um pau, têm que me mostrar por A+B o porquê de ser uma pedra... Quando acho que tenho razão vou até ao fim até me provarem que estou enganado... até aí... santa paciência.
O que mais te irrita e o que mais te atrai nas pessoas?
Detesto hipocrisia, manias, gabarolice, falsidade, etc etc... Gosto de pessoas simples, que mostram o que são e como são ao primeiro contacto. Quando as pessoas são genuínas isso vê-se logo. Agora, quem se acha mais que os outros por isto ou aquilo, zero... não valem nada.
Conta um pouco sobre o LuKaL X! Idéia e concretização.
O LuKaL X é, antes de mais nada, um local de encontro de amigos. Quando pegámos no negócio, já tinha esse nome, mas tinha muito má fama e era um bocado mal-frequentado, em virtude do que o anterior dono permitia nos 10 meses em que teve o bar. A muito custo conseguimos criar a nossa própria imagem e clientela, e, podemos dizer, com toda a certeza, que somos um dos bares de maior sucesso no Furadouro. Este Verão até podemos dizer que rebentámos com a concorrência!
Se encontrasses uma Lâmpada de Aladim, quais seriam teus 3 desejos?
Eu acho que quem diz que SÓ queria que acabasse a fome, as guerras e tudo o mais, tem várias saídas...Ou é santo e vai para padre, ou é doente e vai para o hospital, ou é mentiroso e vai para o governo! Todos temos um pouco de egoístas dentro de nós e primeiro queremos o nosso bem. É óbvio que gostava de ter dinheiro suficiente para estar bem de vida com a minha família, sem preocupações, mas o dinheiro não é tudo na vida. Saúde. Gostava de ter muita saúde para aproveitar bem a minha vida. Pronto... Gostava de ter 20 Alfas na minha garagem!!! Já só faltam 16! Hehe
Quais teus maiores sonhos para a vida?
Espero ser feliz. No futuro espero morar no Furadouro (claro!), ter uma casa com um bom jardim para ter cães, ter uma boa família e uma fonte de rendimento estável para poder ter uma boa vida. Ah! E uma garagem com bastante espaço para os meus Alfas!
Filosofia de vida?
"Vive cada dia como se fosse o último. Vais ver que um dia acertas!" Acho que devemos aproveitar as "férias" que a morte nos dá, pois só cá estamos uma vez. Não gosto de me arrepender sobre algo que não tenha feito. E se já fiz e não devia, paciência!
As 24 horas do dia são suficientes para trabalhar/namorar/andar à volta dos carros/estar com os amigos?
De maneira nenhuma! E ainda por cima, eu adoro dormir, e, muitas vezes, nem para isso dá muito bem. Por mim, o dia podia ter 48h que eu achava que não era suficiente, pois gosto de tentar estar em todo o lado ao mesmo tempo, por isso é que deixo sempre algumas coisas para fazer. Prezo muito as minhas amizades e muitas vezes não tenho tempo para estar com eles (os meus amigos) porque o LuKaL absorve-me as horas do dia.
Como fazes para administrar teu tempo?
Não faço. Nisso sou um português como manda a lei: faço tudo em cima do joelho! Salvo, claro, raras excepções, em que tenho mesmo obrigações inadiáveis. Vou vivendo de emoções! De resto não gosto mesmo nada de me atrasar quando me comprometo nas horas. Prefiro ser o primeiro a chegar que fazer esperar as outras pessoas.
Tens algum hobbie para o escasso tempo, eventualmente disponível?
De Verão não posso ter hobbies porque aproveito o tempo livre para descansar, de Inverno tento fazer algum desporto (com excepção deste inverno que passou) e depois, ou estou pela net, ou vou passear, cinema, ou ando de volta dos carros lá na garagem...
O que pensas a respeito da classe política atual?
O que penso? Que são todos uns mamões que lá andam! Seja PS, PSD, CDU, por aí fora... O nosso governo é uma lástima. Se vai para lá um governo novo: "Ah e tal, deixaram a nossa economia num buraco fundo, temos que subir qualquer coisinha e temos que pedir aos portugueses que apertem o cinto!" Não consigo perceber como é que, com tantos impostos que pagamos, o nosso país está cada vez pior e depois vemos os nossos governantes com carros de alta cilindrada porque não podem ser modestos. No entanto, as nossas estradas ainda estão uma desgraça, a gasolina está ao preço do ouro, não sabemos aproveitar as excelentes características a nível de turismo que o nosso país possui, a educação é o que é, o desemprego ainda está pior, a idade de reforma aumentou, trabalha-se muito e ganha-se pouco... Enfim... Há cada vez mais ricos e mais pobres, a classe intermediária tem tendência para desaparecer. Os nossos governos são o oposto do Robin Hood: roubam aos pobres para dar aos ricos!!
Como surgiu tua paixão por Alfas? Foi teu primeiro automóvel, ou tiveste outro?
Desde muito miúdo eu fui um apaixonado por carros. Com 4 anitos fazia a viagem para o Algarve, entalado entre os bancos, a dizer as marcas e modelos de todos os carros que passavam na estrada. Decorava as cilindradas, potências e velocidades, sem ninguém saber como. Mas a paixão por Alfas começou mesmo quando, em 1988, o meu pai comprou um 33 1.5 TI vermelho, com a matrícula QI-23-27 (gostava de saber o que é feito deste carro). Aquele barulhinho rouco e "escangalhado", aquelas ultrapassagens... Meu Deus!
Quando foi vendido, toda a gente lá em casa chorou e foi seguramente o carro que deixou mais saudades lá em casa! Na altura, o meu pai esteve mesmo para comprar um 75 1.6 Trofeo, mas como o 155 vinha passado um ano e o meu pai não quis esperar, comprou um Rover 214Gsi (arrependeu-se imenso) que não tinha, de maneira nenhuma, a alma do Alfa!
Uns anos depois, o meu irmão vendeu o seu primeiro carro (um Fiat Uno) e comprou um 33 3ª série (este carro hoje em dia é do Baiones) que foi o primeiro que eu conduzi quando tirei a carta e, com 15 dias de carta, comprei o meu 1º carro: 33 1.3 VL!
Para um 1.3, aquilo andava que se fartava (mais do que o do meu irmão!). Quando o carro tinha 6 meses na minha mão, tive um acidente bastante grande à porta de minha casa e a carroçaria ficou irrecuperável, tendo-se aproveitado o que se podia. O motor dele anda agora no carro do Mikas (Costa7Miguel) e continua com a mesma vivacidade de sempre. Tanto que nenhum 33 1.5 daqui da zona o passa!! Depois comprei o que sempre quis: um 33 1.7 16v QV, que é o carro que, apesar de todos os infortúnios que já teve, eu não me livro dele por nada deste mundo. E a colecção já aumentou, mas, na devida altura, eles vão aparecer aqui pelo forum.
O que procuras e o que te motiva a participar do fórum?
Ainda me lembro do 1º dia em que postei no fórum e da maneira como fui recebido e isso eu não esqueço! No meu entender, o fórum é principalmente um "local" onde pessoas dos 4 cantos do mundo podem partilhar uma paixão comum: os Alfa Romeo's. Já fiz algumas amizades ao longo deste ano em que participo no fórum (faz um ano em Outubro) e espero fazer muito mais, porque espero estar "junto" destas pessoas fantásticas durante muito mais tempo. Pode até nem haver tempo para tudo, mas tem sempre que haver uns minutinhos por dia para vir ao fórum!!
Uma mensagem final a todos os participantes.
Antes de mais, peço desculpa pela demora na resposta deste questionário, mas o tempo (e, devo também dizer, a disposição) não era muito para responder.
Espero que o fórum continue com este espírito jovial que nos tem acompanhado. Quero também agradecer à Sylvia pela excelente entrevista e mandar-lhe um grande beijinho.
Um abraço a todos.
Obrigada, Miguel!
Um grande abraço para ti!!!!!!

Sócio ARCP nº 210
Alfista Portoghese [A]