Nome completo?
Nelson Paulo Caldeira Duarte
Estado civil?
Solteiro
Actividade profissional?
Delegado de Informação Médica
Cidade onde nasceste e a que te acolheu?
Nasci em Lisboa, mas vim para Aveiro há 12 anos. Como é extremamente fácil apaixonarmo-nos por esta cidade, foi para aqui que acabei por vir morar.
O que fazes nos tempos livres?
Quais tempos livres?? Agora a sério, nos raros tempos livres que tenho, acabo quase sempre por fazer qualquer coisa relacionada com os automóveis. Sim, também gosto de ir ao cinema, passear, ouvir musica, ver um filme mas muitas vezes lá vou dar uma saltada a um salão automóvel, a uma concentração tunning, mimar um dos carros, qualquer coisa desse género!
Filme preferido.
Muito difícil Poderia enumerar uma meia dúzia, pelo menos. Assim de repente, City of Angels; porque transmite a dimensão das loucuras que se podem fazer por amor. Só referir mais uns quantos, de outros géneros: Ases pelos Ares, Lampião da Estrela, Days of Thunder, Sexto Sentido, XXX Acção Radical, The Fast and The Furious, The Green Mile
Estilo de música preferido? Uma música predilecta
Rock, mas ouço de tudo um pouco. De tudo mesmo! Bom, excepto Madredeus (que me desperta tendências suicidas) e fado (porque, se calhar, ainda não tenho idade ). Música predilecta Não tenho! Musicas diversas para diferentes ocasiões.
Literatura? Livro favorito?
Tenho lido pouco, ultimamente Aprecio especialmente literatura científica, thriller médico, etc Livro favorito será, provavelmente, O Gene Egoísta. Consegue explicar muita coisa acerca do comportamento humano.
Prato favorito
Leitão no Rei dos Leitões (Mealhada).
Como surgiu a tua paixão por Alfas? Foi a tua primeira paixão automóvel, ou começou por outra marca?
A paixão por automóveis, tenho-a desde sempre. Lembro-me de ter os meus 11/12 anitos e ir à garagem, ás escondidas, tirar o Vauxhall Viva do meu pai e voltar a metê-lo lá dentro! Desde cedo comecei a acompanhar o que se fazia no mundo automóvel e a evolução do mercado. Quando o meu pai trocou o Vauxhall, a minha preferência ia para o Alfa 33. Achava o carro giro! Mas ele preferiu um Opel Corsa A paixão pela Alfa surgiu por acaso, quando comprei o meu primeiro carro.
Qual foi o teu primeiro carro e a sensação de conduzir pela primeira vez??
Quando comecei a trabalhar, juntei uns trocos para comprar o meu primeiro carro. Comecei a procurar e acabei por comprar o 33 16V. A sensação foi algo de indescritível! Era o meu primeiro carro e ainda por cima, andava que se fartava! E foi aí que fui contaminado pelo vírus Alfa!
E os restantes?
Renault Clio 1.5 dCi comercial, Opel Astra 2.0 GSi, Alfa 156 2.5 V6 24V Sport Momo e novamente um 33 16V.
Rally ou velocidade?
Ambos.
Piloto de rally favorito?
Colin McRae.
E de F1?
Saudoso Ayrton Senna.
Em que competição achas que a Alfa deveria estar em que actualmente não esteja?
A Alfa tem que estar na velocidade, que é onde tem tradição e onde sempre tem tido tão bons resultados. Está nos turismos e só tenho pena que não esteja representada em mais campeonatos. Já agora, porque não voltar ás origens, a F1?
Achas que o rumo que a marca está a tomar é o correcto? Qual a tua opinião?
Em termos comerciais, acho que não. Acho que a marca está extremamente mal orientada comercialmente. Quer ser uma marca distinta (que é, por natureza) e fazer grandes volumes de vendas (necessários à saúde financeira do grupo) e é extremamente difícil conjugar estas duas características. O ideal seria não ter o peso de ter que vender em grande escala para tapar o buraco financeiro (papel que deveria ser desempenhado pela Fiat) e poder desenvolver, apresentar e comercailizar produtos de excelência técnica. Fazendo isto, dando formação aos vendedores (uma miséria, os que eu conheço ) e apostando na qualidade em termos de assistência, teríamos certamente uma Alfa muito mais forte.
Todos sabemos que fazes parte da direcção do ALFAnord. Que esperas deste novo clube e o que achas que o torna diferente de outros clubes monomarca?
Espero que o ALFAnord venha acabar com o marasmo sentido pelos amantes da marca, especialmente na zona Centro/Norte do país. É um Clube que tem uma estrutura com cabeça, tronco e membros e que, apesar da sua juventude, já deu mostras que pode marcar o ritmo da vida Alfista no nosso país.
Sabemos que tens um 156 (com um V6 delicioso). És homem para cumprir o nosso fabuloso código da estrada?
A espaços, sim cumpro ! Só é complicado cumprir os limites de velocidade Como é óbvio, há locais e locais e todos nós, condutores responsáveis, sabemos moderar a velocidade em determinadas circunstâncias. Agora, numa autoestrada, com boas condições atmosféricas Aí é difícil não manter velocidades de cruzeiro da ordem dos 170/180 Convém é manter o olho no espelho retrovisor, também!
A pergunta da praxe. 5 Alfinhas que colocavas na tua garagem independentemente do preço.
Além dos que já tenho,
GTV 2.0 V6 TB
75 2.0 TS
Montreal
156 GTA
Alfasud 1.5 Ti
Como vêem, sou pobre a pedir!
E se tivesses que escolher dois carros que não fossem Alfas?
TVR Tuscan S
Ferrari Enzo
Uma viagem de sonho ao volante da tua máquina preferida?
Passeio pelos países nórdicos (Noruega, Finlândia, etc ) com o 156.
O que procuras na nossa comunidade e o que te motiva a participares no fórum?
A nossa comunidade é uma família para mim! Encontrei aqui bons amigos, bons companheiros, pessoas com experiências de vida e conhecimentos diferentes dos meus. É uma família que me enriquece como pessoa!
Alguma mensagem final que queiras deixar a todos os participantes do fórum?
Continuem a participar, partilhem experiências, divirtam-se e continuem a fazer com que este espaço seja um local de união e de reunião de amigos, sempre com total tolerância em relação aos gostos e opiniões dos outros.
Um abraço!
ALFACuore.com

Alfista Portoghese [A]

Sócio ARCP nº 245