Nome completo?
Carlos Alberto Custódio Vaz
Data de nascimento/idade?
08/06/1968 - 35 (mais um ano e passo de trintinho a trintão)
Cidade natal/de acolhimento/favorita?
Lisboa/Marinhais (não é cidade, mas...)/Vila Nova de Milfontes (também não é cidade...)
País de eleição?
De um modo geral gosto muito de Portugal, embora tenha uma atracção especial pela Escócia.
Profissão?
É coisa que não tenho...embora toda a minha vida tenha exercido funções comerciais...
Ambições?
De que tipo? Genericamente ambiciono ver os meus filhos a crescer saudavelmente, quer física, quer mentalmente...
Hobbies?
Perguntinha complicada...o meu hobbie preferido é o dolce fare niente...mas na realidade dentro da filosofia de hobbie, as únicas coisas que sempre me interessaram, têm a ver com carros e motos...embora não despreze um bom livro ou um bom filme.
Filme favorito?
Há tantos de que gostei...e...por outro lado não os recordo por muito tempo, a tal ponto que consigo ver o mesmo filme 2 ou 3 vezes! Sempre posso dizer que gostei bastante de Heat Cidade sob pressão e Os condenados de Shawshenk (acho que não se escreve assim, mas anda lá perto).
Tipo de música?
Gosto de quase tudo, á excepção dos martelinhos, de qualquer modo sou aficcionado de Bruce Spreengsteen, Dire Straits e Waterboys...
Livro Favorito?
Eh! Pah! São tantos...Mas devo dizer que a obra de Jorge Amado, especialmente, Teresa Baptista cansada de guerra, Mar morto e Velhos marinheiros ou o capitão do longo curso são livros que me ficaram na memória, bem como a obra de Richard Bach, especialmente porque este nutre por aviões o mesmo tipo de paixão que eu nutro por automóveis.
Clube de futebol?
Não sou apreciador de futebol, pelo que, escolher um clube é coisa difícil...talvez o Benfica, mas expressamente por influencias particulares...de resto, sempre apreciei os jogos do Ribeira da Azenha contra o Vale Porcas de Cima...Eram jogos que duravam de sol a sol e eram interrompidos várias vezes, pois passava uma estrada bem no meio do campo...ehehehehehehe!
Prato favorito?
Os que me conhecem, sabem que sou uma boquinha santa, pelo que, o que vier é que morre...ainda assim, uma bela sopa de pedra ou uma feijoada de búzios vinham mesmo a calhar! Pensando bem...venham as duas...
Bebida Favorita?
Esta é fácil...água!
Uma Mulher que consideres? Porquê?
São tantas, que é difícil de salientar uma...mas sempre posso referir a minha que apesar de não ser boa de assoar sempre me vai aturando este vício dos carros.
Um Homem que consideres? Porquê?
O meu pai, porque sim!
Rally ou Velocidade?
Gosto de ambos, rally pelo lado espectacular e pela improvisação, velocidade, porque a contenda é directa, aqui e agora...
Marca de F1 com qual simpatizas?
Williams.
Piloto de F1 favorito (actual e de entre todos na história)?
Esta é dificil, já que as grandes referencias não as vi correr...mas talvez escolhesse o Juan Manuel Fangio...dos actuais escolho o Montoya.
Marca de Rally (actual e passadas)
Actual: Ford, passadas: Fiat/Lancia
Piloto de Rally
Indiscutivelmente (aqui sou dogmático) Walter Rohrl.
Automóveis de eleição (até 5, para não ser extenso e aumentar a dificuldade)
Esta é das mais difíceis, pelo apertado da escolha...mas...qualquer garagem, err, perdão, coudelaria...tem que ter um Alfa Romeo (mostro) Zagato, e um Lancia Rallye 037...Tendo estes, escolheria um (OH HERESIA!) Bmw M3 (e30), um Spyder (Não, não é um Alfa, é uma transformação feita em Inglaterra com base num Lotus Elan +2) e um Maserati Coupé (isto porque o 8C ainda não existe), e...por favor, deixem-me manter o 1750 Gtv...
Quais os carros que possuíste até aos actuais?
A lista é, demasiado exaustiva para a colocar aqui, mas destaco um Fiat 850 Sport coupé, um Renault 21 Turbo Quadra, e...o eterno 75 TS.
Fala-nos um pouco do CAP/ARCP. Objectivos futuros, dificuldades, prazeres, aborrecimentos, etc
Aqui, tenho um grande problema...falta-me o engenho para escrever sobre este tema (quem me dera ser como o Miguel!) e seguramente não vou conseguir transmitir tudo o que queria...
Quanto aos objectivos futuros, como em qualquer associação, eles são variáveis com as respectivas direcções, e como tal, não são (nem devem ser) imutáveis...de resto, as coisas devem ser mantidas num plano simples: o objectivo do clube foi, é, e deve continuar a ser, congregar os maluquinhos todos, em torno de actividades que lhes permitam desfrutar do prazer de utilizar os seus Alfas, na companhia uns dos outros, tão simples como isto!
Claro que há outros objectivos, também eles importantes, como sejam a compilação de documentação histórica que permita fazer a história da marca em Portugal, a compilação de documentação técnica que permita ajudar os seus associados ( e eventualmente até os não associados) no restauro das suas Bellas e a possibilidade, por enquanto longínqua, de se arranjar uma sede fixa, onde as pessoas se possam encontrar regularmente! Há seguramente muito mais coisas, mas...como disse, falta-me o engenho e a arte!
As dificuldades, foram, são e hão-de continuar a ser muitas, por 2 tipos de razões:
1º, é algo de bastante absorvente e feito nas horas vagas (alguém sabe o que é isso?), por pessoas com actividades profissionais bastante absorventes e com vontade de fazer bem...
2º, porque por mais que queiramos, é impossível agradar a todos e á medida que o clube cresce, obviamente aumenta o n.º dos (justa ou injustamente) insatisfeitos e isso, acreditem, é algo que de uma forma ou de outra dói sempre...no fundo é uma questão de encarar o Clube como uma qualquer democracia (que é, pois há eleições de 2 em 2 anos e qualquer sócio pode constituir uma lista e concorrer ás mesmas), em que há uma espécie de ditadura das maiorias sobre as minorias! Isso dói aos sócios, nas alturas em que não se revêm, na direcção e dói aos membros da direcção quando sentem isso e isto eu posso garantir-vos...
Apesar disso os prazeres são sempre superiores aos aborrecimentos e é uma festa quando em qualquer evento se juntam 35 carros, hoje com maior preponderância dos antigos, pois é ali que está a essência da coisa, claro que mesmo entre a direcção há aborrecimentos, pois é um órgão que congrega 8 pessoas, logo 8 cabeças e 8 sentenças, com pequenos atritos pessoais que possam aparecer pelo meio e que bem vistas as coisas, são perfeitamente naturais, no cômputo geral só posso dizer que o Clube existe, e está vivo e isso, quer queiramos ou não é o mais importante.
A fundação do CAP como nasceu a ideia, quem esteve na génese, como é que se conseguiu tal feito.
Um dia alguém perguntou a um alpinista porque é que se propunha escalar uma determinada montanha e ele respondeu muito simplesmente: Porque ela está ali!!!!
Pois bem, a fundação do CAP tem o mesmo tipo de filosofia, fundou-se porque ainda ninguém o tinha feito, só isso!
Sendo um pouco mais prosaico, e falando por mim, havia algum tempo que tinha a aspiração de pertencer a uma associação qualquer onde se juntassem os maluquinhos dos carros...na época tinha adquirido o 75 e estava a ser inoculado pelo Vírus, logo procurei um clube da marca, coisa que verifiquei ser fácil em qualquer país, menos em Portugal...Nessa altura aterrei no site do Orlando Ferreira (hoje e com muitas evoluções, o do clube) e descobri que não era o único...depois foi uma questão de aproveitar o gest book do site, para contactar pessoas, organizar um encontro e...confesso que daí, até ser ultrapassado pelo projecto foi um ápice...
Funcionou o passa palavra, colocamos folhetos em todos os Alfas que vimos na rua, trocámos cartões com o parceiro do Alfa parado ao nosso lado no semáforo, chegámos até a obrigar alguns Alfas a parar para lhes dar a boa nova...enfim, algum tempo depois captamos a atenção do Sr António Gil da Topos & Clássicos e a partir daí a coisa disparou...
Do CAP ao ARCP. Um passo de Gigante ou nem por isso? O que se ganhou? O que se perdeu?
Este tema, quanto a mim, carece de uma desmistificação...não foi um passo de gigante, não se terá ganho grande coisa, e sobretudo, penso sinceramente que nada se perdeu...
Um nome que incluísse a marca Alfa Romeo, era uma aspiração desde o início...não possível na época, devido á tacanhez e falta de visão das pessoas que estavam á frente dos destinos da marca em Portugal...a designação CAP, honestamente não passou de uma alternativa, com vista a precaver futuras complicações legais com o importador...Muitos dos que compunham a direcção na época nunca aceitaram isso muito bem, pela parte que me toca, na altura fiquei desiludido, mas depois até gostei do nome, só que, o desejo de ligar o nome do clube á marca (para uma melhor identificação), manteve-se...
Com o tempo, os responsáveis no importador mudaram, e com essa mudança, mudou a forma como viam o clube, pelo que a dado momento começou a haver uma aproximação, natural e...desejada, embora não essencial...uma coisa levou a outra e...a autorização para a mudança de nome foi concedida e (isto é importante), decidida pelos sócios em Assembleia Geral!
Nada, mais e nada menos...se o clube mudou, foi porque mudou a direcção, foi porque cresceu bastante, foi por tudo o que quiserem, mas isso nada teve a vêr com a mudança de nome...até porque o clube não está e espero nunca venha a estar hipotecado ao importador! E se hoje existe algum cuidado para o não melindrar, esse cuidado sempre existiu e tem mais a ver com uma política de educação e de urbanidade do que outra coisa qualquer.
Ao Olhar para trás como te sentes? orgulhoso da obra feita? Que caminho ainda achas que existe a percorrer?
Orgulhoso, sem duvida...mas, por todos os que tornaram as coisas possíveis...eu não passei de uma das faces visíveis...um elemento de contágio devido ao grande entusiasmo que imprimi inicialmente...na realidade fui o 1º presidente da direcção, porque á época apenas havia 2 pessoas que naturalmente tinham direito ao titulo...calhou-me a mim, mas reconheço que fui ultrapassado pelos acontecimentos e sinceramente não fazia a menor ideia do que devia ser um clube, como geri-lo e sobretudo não tive visão de futuro...na realidade, era apenas um puto que me queria divertir e não queria fazê-lo sozinho...
Quer queiramos, quer não, a vida é feita destas coisas simples, e por vezes, as grandes realizações, nascem das motivações mais simples e sem grande planificação...
Neste momento sentes que o clube está mais perto ou mais longe dos sócios... e dos Alfistas em geral?
É uma pergunta difícil...ou melhor, é uma resposta difícil...
Possivelmente está mais longe, mas, pelo menos para mim, era algo expectável, quanto mais não fosse pelo crescimento em nº de sócios e por uma certa formalização daí decorrente...
O exemplo, talvez não seja o melhor, mas ilustra: A minha Vila de eleição é Vila Nova de Milfontes, e é voz corrente dizer-se que há 20 anos atrás, é que aquilo era bom...Pois claro que o crescimento trouxe algumas desvantagens, mas...por outro lado é desejável, quanto mais não seja para os que lá vivem todo o ano, e não apenas durante 2 ou 3 semanas no verão...assim, é o clube, o crescimento é desejável, é expectável, é mesmo um objectivo, isso acarreta algumas desvantagens, mas será a (boa) gestão desta dicotomia que ditará a evolução do clube...
Penso que dos Alfistas em geral, está onde sempre esteve...
Qual o momento mais importante do clube para ti? E o menos importante ou mais infeliz?
O momento, mais significativo, foi sem dúvida a sua escritura, embora esta não fosse essencial, mas é um marco...uma espécie de união de facto, em que o casal decide casar sem que isso lhes traga grande beneficio ou prejuízo para a relação! Não deixa de ser um marco...e a partir dali, os dados estavam lançados...
O mais infeliz, poderá estar relacionado com a forma como foram digeridas as criticas ao ultimo dia Alfa, e os subsequentes problemas que sobrevieram com o fórum...embora eu tenha uma percepção muito pessoal do que se passou e penso que no global ambas as partes tiveram culpas no cartório.
Quando vamos voltar a ter encontros para café e depois logo se vê... tornarão a ser possíveis?
É uma pergunta, para a qual não tenho resposta...mas, seguramente que possíveis são sempre, pelo menos desde que mais do que um Alfista (ou sócio) o quiser!
O clube apadrinhou os encontros na Expo, mas por qualquer razão que eu desconheço, estes nunca se desenvolveram como seriam desejáveis...isso não implica que não sejam ressuscitados (se é que morreram) e até que não floresçam noutro local qualquer, até porque a informalidade é o tempero destes encontros, e...parece-me que o fórum pode dar um grande empurrão nisso!
E os encontros menos, digamos, elitistas no sentido de serem mais acessíveis e aglutinadores, mas organizados, voltarão a realizar-se?
Isso não sei...estou tão expectante como todos os outros, para ver o calendário deste ano...de uma forma ou de outra acredito que haverá espaço para tudo um pouco, a ver vamos...
Como arranjas tempo para tudo? Família, Profissão, Clube, Restauro, Forum...
É simples: Não arranjo!!!!!! Daí uma participação no fórum, muito menor do que a que desejaria, bem como um certo afastamento do clube, embora este seja até saudável, pois estou a viver o mesmo como qualquer outro sócio!
Em que ponto está restauro do teu 1750, quando o vamos ver?
Está concluída a desmontagem e dentro de cerca de uma semana, está pronto para ser pintado! Espero que lá para Abril, esteja para aí a aterrorizar as estradas de Portugal...
Como surgiu a paixão pela ALFA ROMEO? Porquê ALFA ROMEO?
Antes da paixão pela Alfa havia a paixão pelos automóveis e, como sabem uma é condição sine quoi non da outra! Depois...bem...depois veio o 75 e fui inoculado com o VIRÚS...
A tua esposa tem ciúmes da paixão Alfista?
Não, mas tem ciúmes da paixão automóvel em geral.
Uma viagem por estrada com um ALFA de sonho? (realizada ou realizável)
Realizável: Ir a Itália e fazer o célebre Paso de Stelvio no meu 1750.
Realizada: O troço entre Alte e Querença (no Algarve), as curvas do Tramagal (sem transito) de Giulia Super e a descida da Torre até á Covilhã no 75!
Como é que descreves a ALFA ROMEO de uma forma sucinta.
Não descrevo! Falta-me o génio!
Episódio "sui generis" ao longo da vida?
Uma coisa curiosa (embora com pouca importância) foi o facto de ter abandonado um curso superior (por falta de visão de futuro) e porque na época ganhava mais do que o pessoal recém formado...só que...os anos passaram e...comecei a ver que aqueles que não fizeram como eu, acabavam por melhorar de vida de uma forma muito rápida, o curioso foi quando estava a trabalhar numa empresa que admitiu um ex colega de faculdade para director de recursos humanos...pois aí materializou-se aquilo que já vinha acontecendo pois alguns meses mais tarde fui despedido por ele...
Da tua experiência de vida quais os melhores frutos que recolheste?
Aprendi que as amizades são inestimáveis e devem ser cultivadas com muito empenho.
Uma mensagem final aos utilizadores do fórum, um desabafo, uma partilha ou uma escolha.
Lembrem-se que a net é um espaço precioso...mas só e apenas se formos capazes de dar o passo seguinte e sair do virtual para o real.
Boas curvas
Carlos Vaz
Aqui está a notável entrevista ao Carlos, resta-me acrescentar que foi uma honra terem-me concedido o direito de ser eu a faze-la, espero ter estado à altura da vossa curiosidade.
Estou certo no entanto que muito ficou por questionar...
Cabe agora ao Carlos a dura e ingrata tarefa de seleccionar os 5 candidatos para o Mês de Março.
Um abraço,
João Machado

Alfista Portoghese [M]
Sócio ARCP nº 160