apelidada de YUKU. Algumas coisas ficaram diferentes, como seria natural. Perderam-se algumas definições, houve
alguns erros (a data de criação agora mostra 5/7/2001), perderam-se posts, perderam-se algumas funcionalidades,
etc. (a migração foi feita manualmente pelo pessoal da YUKU).
Mas também se ganharam muitas funcionalidades. Ainda não tive tempo de investigar tudo, mas gostei do que vi até
agora. Também vi coisas negativas, como alguns BUGs...
Este post pretende dar a conhecer algumas das novas funcionalidades da plataforma de comunidades YUKU. Como
não é possível escrever sobre todas as novidades de uma assentada, este post será EDITADO e acrescentado à
medida das possibilidades.
IMAGENS
Quando o fórum estava na EZBOARD, sempre que alguém (sem servidor de alojamento) queria colocar online as
imagens do seu bogas, tinha de contar com amabilidade de um seu colega Alfista (sei que isto é um pleonasmo,
porque ser Alfista é ser amável) para colocar essas mesmas imagens online.
No YUKU isto já não é necessário. Um utilizador YUKU tem disponível uma área para as suas galerias de imagens.
O processo é simples.
Na conta (account) devem ser criadas galerias / álbuns (pastas temáticas de imagens) para organizar as nossas
imagens que queremos colocar online. Nessas galerias temos a possibilidade de adicionar imagens usando a
opção de UPLOAD FILES. Para tal basta usar o botão de BROWSE e procurar no disco do computador a
imagem que queremos colocar online. Depois é só fazer UPLOAD.
Para colocar uma imagem das nossas galerias numa mensagem do fórum também é simples. Na barra de
ferramentas da janela de edição da mensagem (onde se pode mudar o tamanho, cor e fonte do texto) existe
um botão com uma imagem (paisagem com montanhas e Sol). Ao clicar nesse botão são apresentadas as
nossas galerias que ao escolher apresentam as imagens. Basta clicar e a imagem irá ser colocada no local
onde estava o crusor.
Também é possível fazer UPLOAD de imagens para as galerias desta barra de ferramentas (enquanto se
está a editar a mensagem).
CALENDÁRIO
No YUKU as comunidades têm direito a um calendário. Nele podem ser adicionados eventos (como encontros),
aniversários, e outro tipo de ocorrências.
No caso do ALFISTI PORTOGHESI, apesar de existir a possibilidade de qualquer membro adicionar eventos,
a adição de novas entradas no calendário apenas está disponível aos moderadores e administradores desta
comunidade. Infelizmente o calendário ainda tem alguns erros, e por essa razão optou-se por não disponibilizar
abertamente esta funcionalidade. Por exemplo, existe a opção de adicionar automaticamente os aniversários dos
membros e, apesar de se encontrar activa, não existe um único aniversário no calendário...
Se pretenderem adicionar ao calendário ocorrências que sejam do interesse da comunidade ALFISTI
PORTOGHESI, podem solicitar essa adição a qualquer moderador ou administrador.
Consultar http://alfisti.yuku.com/directory/featured.
Para testes foram adicionados ao calendário os eventos do ARCP para 2008.
O calendário pode ser consultado em http://alfisti.yuku.com/calendar.
BLOG
O perfil do utilizador na EZBOARD era pobre. Baseava-se numa única página com informações biográficas sobre o
utilizador. Na YUKU a conta de utilizador permite muito mais que uma mera participação em fóruns de comunidades.
Uma das novas funcionalidades é a edição de um BLOG!!!
O acesso ao perfil de um utilizador faz-se através de um URL simples. O formato é:
nnnnn.ddddd.YUKU.COM
onde nnnnn será o nome do utilizador (nunogtv no meu caso), e o ddddd será o domínio para o qual o utilizador
foi criado. Se for uma conta global YUKU, esse valor será "u" (nunogtv.u.yuku.com no meu caso).
O acesso ao BLOG será o URL do perfil acrescentado de /blog/ (nunogtv.u.yuku.com/blog/ no
meu caso).
Podem consultar o meu perfil aqui: http://nunogtv.u.yuku.com/
Podem consultar "o meu blog" (testes) aqui: http://nunogtv.u.yuku.com/blog/
Se ainda não tiverem o vosso BLOG em qualquer outro sistema de blogs (blogspot, etc.), podem aproveitar esta
funcionalidade para darem início ao vosso BLOG. Por outro lado, se já tiverem um BLOG, e quiserem que esta
conta no YUKU seja usada apenas para este hobby dos carros, então tenho uma sugestão:
Que tal usar a funcionalidade do BLOG do vosso perfil para fazer um diário de bordo do vosso alfinha?...
Abraços Alfisti.

Alfista Portoghese [A]
Sócio ARCP nº 13