P. Rebordão
| Autor | Comentário | ||||||
|---|---|---|---|---|---|---|---|
carabinieri |
Alfa 6 - Ainda se lembram ? |
Lead | |||||
P. Rebordão
|
|||||||
carabinieri |
|||||||
carabinieri |
|||||||
|
Alfa Romeo Alfa 6
The Alfa Romeo Alfa 6 was a executive car produced by the Italian manufacturer Alfa Romeo from 1979 to 1986. On its launch in 1979, the Alfa 6 was the flagship of the Alfa Romeo range. The four-door body was fairly conventional and used a similar style to the existing Alfa Romeo Alfetta, and in fact both vehicles share a great number of parts, and share door panels; actually, design work on the 6 was done prior to the Alfa Romeo Alfetta, but the fuel crisis of 1973 delayed further development and led to the 6's belated 1979 debut. The styling was not particularly aerodynamic but the drag coefficient was a somewhat respectable 0.41. Power came from an all-new 2.5 V6 engine which generated 158bhp at 5,600rpm using a total of six carburettors and a single, belt driven camshaft in each cylinder head. Power steering, power windows, centralized door locking, electrical exterior mirrors and a 25% limited slip differential were standard, making the Alfa Romeo Alfa 6 competitively priced compared to similar sedans of that time (where such equipment typically was a costly extra). The car was also designed to set new standards in safety (it had, for example, a shock sensor in the trunk which would cut off the fuel supply in case of a crash). In 1983 the car was revamped, with single square headlights replacing the twin round units, new bumpers, a new grille and new trim around the rear lights. Minor interior changes were also carried out, whilst mechanically the engine's six carburettors were replaced by Bosch L-Jetronic fuel injection, with the power remaining at 158bhp. This revamp also saw the introduction of two new engines, a 2.0 version of the existing V6 engine (which retained the carburettors) and a 2.5 litre VM 5 cylinder turbodiesel. The Alfa Romeo Alfa 6 was the first Alfa Romeo to have a fully zinc-plated body. However, the galvanization proved to be of very low quality, which actually caused the Alfa 6 to rust even faster than previous Alfa Romeos (the brand was already being well-known for having rust issues). The car was also known for problems regarding the alternator, which in early models deteroirated rapidly and needed to be replaced every few months. The Alfa Romeo Alfa 6's reliability and rust issues, coupled with its relatively small production (only 12,070 examples were produced), mean it is now a very rare car, particularly outside of Italy. |
|||||||
carabinieri |
|||||||
alfafan |
|||||||
|
Dos Alfas menos bonitos que conheço...
Cumprimentos
Carlos Oliveira
1984 Alfa Romeo Sprint Veloce 1.3 1985 Alfa Romeo Sprint Veloce 1.3 - Já na oficina e reparar de chapa e pintura 1988 Alfa Romeo 75 1.8 Turbo 1990 Alfa Romeo 33 SW 1991 Alfa Romeo 33 1.7 16 Babulas... 1988 Lancia Delta GTie 1990 Lancia Delta Integrale 16V |
|||||||
vasco deus |
|||||||
|
Tem piada que eu até acho o carro interessante. Ponho-o bem longe do 90 e do Arna. Gosto mais até que dos Alfetta berlina.
Também nunca vi nenhum ao vivo, mas pelas fotos gosto. E gosto mais ainda da versão com 4 farois redondos à frente, apesar de atirar um bocado para BMW.
Cumprimentos
Vasco Deus 145 Junior |
|||||||
Hugo V Silva |
|||||||
|
O interior com tanto castanho/madeira parece mais um Rover.
" A gentleman does not drive a diesel." James May Alfa Romeo Milano 2.5 V6 Oro Alfa Romeo 145 1.4TS 16v Sport |
|||||||
GoinG2XtemE |
|||||||
|
Esta parece um carro feito em parceria com a Nissan da época.
Eduardo Valério
Alfa Romeo 145 1.6 Boxer Alfa Romeo MiTo 1.4 TB Distinctive Rosso Giulietta |
|||||||
carabinieri |
|||||||
|
Nesta altura ainda não havia parceria. O que me chama à atenção, é a utilização de 6 carburadores numa carroçaria galvanizada, que viria a adoptar a injecção mais tarde. (A legenda da foto diz injecção)
P. Rebordão |
|||||||
vasco deus |
|||||||
|
Pois, mas ao que parece a galvanização devia ser TOP. Valia apenas pela inovação. Apodreciam mais do que os Alfas que não eram e já esses eram maus!
Deve realmente ser a razão porque não se vê nehum
Cumprimentos
Vasco Deus 145 Junior |
|||||||
montreal |
|||||||
|
Um dos meus Alfas de Eleição!!! nunca mais me esqueço de um que o meu pai esteve para comprar quando eu era puto(9-10 anos)... Cinza Prata com interior em
veludo azul... parecia um avião... Simplesmente espectacular! Quem me dera
Abraço, Sérgio Driving is a Passion... But doing it in an Alfa is a way of life... ....................... A minha Galeria de Fotografia no olhares.com |
|||||||
sylvia wahrlich |
|||||||
|
É um dos que mais gosto!
E já vi 2 ao mesmo tempo! Talvez pelo facto de serem uma das inspirações de nossos 2300........ Mas...a inspiração, mesmo, foi da Alfetta......... Tenho muito prazer em contactá-los novamente, apesar de não saber como a "coisa" está a funcionar.... Parece-me que devo fazer uma nova apresentação......... Beijinhos a todos, Sylvia |
|||||||
RedAlfa |
|||||||
Tenho muito prazer em contactá-los novamente, apesar de não saber como a "coisa" está a funcionar....Olá Sylvia, nova apresentação?? porque? João Martins - #RedAlfa# Alfa Romeo 33 1.7 16v QV # Alfa Romeo 75 2.0 TSpark # Alfa Romeo 156 SW 1.9 JTD Mjet 16v ![]() ...:: Track Day Car ::... Citroen AX GTi - SMILE Project :) |
|||||||
montreal |
|||||||
|
Também não percebi ;-)
Driving is a Passion... But doing it in an Alfa is a way of life... ....................... A minha Galeria de Fotografia no olhares.com |
|||||||
carabinieri |
|||||||
|
Silvia, deve ser a primeira vez que lhe respondo a um tópico apesar de já ter lido alguns seus!
Depois de ver o seu link recordei-me de algo que tinha visto na época (1982 creio) Alfa Romeo a álcool. Em 1989 cheguei a conduzir um UNO a alcool e era uma experiência girissima (o cheiro característico do carro a álcool - creio que de cana de açucar! - e a resposta muito rápida do motor).... agora giro, giro foi recordar-me dos Alfas a alcool de então - algo que se tinha "evaporado" da minha memória.
Também é bom saber que estão fazendo um Trofeo MITO. Esta ideia devia ser adaptada cá em Portugal....
P. Rebordão |
|||||||
carabinieri |
|||||||
|
Red Alfa:
Última alteração por: carabinieri
25/06/2009 22:44:57.
Edited 4 times.
|
|||||||
sylvia wahrlich |
|||||||
|
Até já fiz nova apresentação, mas porque li algures que, se quisesse ler algum outro tópico, precisava dela.
Claro, depois que virou Yuku......... Enfim, já ando por cá..... E fico muito feliz que o Carabinieri tenha muito material de nossos 2300...........:-) Posso dizer que, dos 5 modelos de 2300 que possuo, nenhum é movido a álcool..... Ahhhh...... e não afastei-me por motivo algum, a não ser por absoluta falta de tempo.......... É que ando muito por cá e lá...............;-) Abraço a todos, Sylvia |
|||||||
montreal |
|||||||
|
Ainda se encontrarão destes carritos à venda?
Driving is a Passion... But doing it in an Alfa is a way of life... ....................... A minha Galeria de Fotografia no olhares.com |
|||||||
sylvia wahrlich |
|||||||
montreal wrote:Caro Sérgio! Perguntas sobre os Alfa 6 ou sobre nossos 2300???????????????
Estou a brincar........ Dos 2 Alfa 6 que vi, juntos, parece-me que um estava a montar e o outro, a desmanchar.......... ![]()
Quem tirou as fotos, com telemóvel, foi o João Machado...... Se eu as tivesse tirado, garanto que as teria........... ![]() ![]()
Beijinhos a todos, Sylvia |
|||||||
montreal |
|||||||
|
O Alfa 6 será provavelmente o Alfa Responsável pela minha paixão pela marca... Devia ter uns 8 anos quando o vi pela primeira vez... fiquei apaixonado...
Depois seguiram-se as GTV6 e as Giuliettas... mas o "Sei" tem um lugar especial... Adorava poder ter um.
Abraço, Sérgio Driving is a Passion... But doing it in an Alfa is a way of life... ....................... A minha Galeria de Fotografia no olhares.com |
|||||||
montreal |
|||||||
|
|||||||