Como disse na minha apresentação, é uma hipótese para meu primeiro carro. A menos que haja uma mudança significativa, será carro para fazer à volta de 1300 kms por mês, grande parte em viagens de AE/ EN. Tenho ideia que o carro em AE não é nada de especial, não tem grande insonorização, não é particularmente confortável, mas também não é isso que procuro, senão nem pensaria num 33. Aliás, para essas coisas há o Clio 3 lá de casa.
Posto estas minhas ideias (se estiverem erradas, tenho todo o gosto em ser corrigido, claro!), vêm as dúvidas.
Ainda não sei se prefiro um exemplar da 2ª série (1.3S ou 1.5 TI) ou um da 3ª série, já pós 91, IE (1.3 ou 1.5). Para ser franco, prefiro o exterior da 3ª, mas o interior da 2ª. Como factor de desempate talvez sirva o convívio diário com os IE, é verdade?
-Quais os problemas habituais nos 33 e custo da sua resolução? E no que toca a manutenção?
-Quais as melhores oficinas na zona norte, para tratar destes motores (nem todos mexem no boxer devidamente, suponho
).
-Não deixa de ser uma preocupação, embora relativa...consegue-se fazer 8l de média em condução sem grandes preocupações, sem cidade, nos 1.3S, 1.5 TI e 1.5 IE? Ou melhor, como são motores diferentes entre si, que consumos fariam a andar a 120-140 km/h em AE?
-É possível adquirir um exemplar em bom estado (um 1.3 de 91, por exemplo) na casa dos 600-700 euros?
São questões que me fazem ficar um pouco de pé atrás, porque apesar de gostar muito dos 33 e de não ter aquela necessidade de um carro que "esteja sempre lá", não quero ter o carro e não o poder manter como ele merece.
Se por acaso isto já foi abordado antes, o que é provável, mais uma vez peço desculpa. Obrigado, desde já.

Alfista Portoghese [A]